Novo site do CCLA produzido a partir de ensaio fotográfico de Martinho Caires

Um ensaio fotográfico de Martinho Caires, renomado fotógrafo e produtor cultural de Campinas, é a base iconográfica do novo site do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). O fotógrafo trabalhou durante vários dias na sede do CCLA, em horários diferenciados, para captar as diferentes texturas e tonalidades que o acervo cultural do Centro representa.

ccla-noticias-novo-site

Foto: José Pedro Martins

Biblioteca, auditório, sala de exposições, museus Carlos Gomes e Campos Salles – todos os setores do CCLA foram percorridos por Martinho Caires, que ficou impressionado com o que viu. “É a própria história de Campinas e um capítulo importante da história do Brasil. É um acervo que deve ser conhecido por todos brasileiros e, principalmente, todos cidadãos de Campinas”, disse.

Martinho Caires é um dos mais conhecidos fotógrafos de Campinas. Trabalhou em imprensa, como no jornal “Correio Popular”, e já realizou várias exposições. A última delas, “Campinas… Província e/ou Metrópole?”, esteve instalada entre 20 de fevereiro e 30 de março, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC).

O propósito do projeto foi exibir a dualidade de Campinas, por meio de fotos que retratam as faces provinciana e metropolitana da cidade. De um lado, a Campinas das ruas estreitas, do calçamento de paralelepípedos, dos remanescentes casarões coloniais do Cambuí e Centro da Cidade.

Do outro lado, a ‘Campinas Metrópole’ dos prédios modernos, dos centros de pesquisa de alta tecnologia, do importante polo industrial e de renomadas universidades.

Martinho Caires também atua como produtor cultural e na área de marketing no Terceiro Setor.



O CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes é uma entidade cultural particular e sem fins lucrativos fundada em 31 de outubro de 1901, na cidade de Campinas/SP, por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais que decidiram criar uma instituição em que se pudessem reunir para o estudo e a produção de atividades científicas e artísticas.