Teatro

No dia 10 de setembro de 1930 Campinas acompanhava, com grande festa, a inauguração do Teatro Municipal, construído nas proximidades de onde funcionou o Teatro São Carlos, de 1850 a 1922, quando foi demolido. Em 1959 o imponente Teatro Municipal passou a se chamar “Carlos Gomes”.

Cadeiras do Teatro Municipal “Carlos Gomes” estão conservadas no auditório do CCLA
Cadeiras do Teatro Municipal “Carlos Gomes” estão conservadas no auditório do CCLA

Crédito Foto: Martinho Caires

Mas o Teatro com o nome do compositor e maestro campineiro durou pouco. Em 1965 ele foi demolido, gerando uma grande indignação na população. Até hoje a demolição do Teatro Municipal “Carlos Gomes” é apontada como um dos maiores golpes na história cultural da cidade.

Um pedaço importante dessa história, porém, é preservado no Centro de Ciências, Letras e Artes. No seu auditório, de 180 lugares no total, estão cadeiras originais do Teatro Municipal, fabricadas por Antônio Pastro & Filhos, de Porto Alegre. Uma curiosidade das cadeiras é o suporte para chapéus, na parte inferior. O imponente lustre que enfeitava o Teatro Municipal “Carlos Gomes” também está preservado, na Escola Preparatória de Cadetes.

O auditório do CCLA já foi o palco para apresentação de grandes nomes do teatro e da teledramaturgia brasileira, como Procópio Ferreira e Regina Duarte. O auditório conta com camarim e completa infraestrutura de luz e som. Um espaço, aberto ao século 21, com vocação para a grande arte do teatro.