Em 7 de junho, das 9h30 às 10h30, no local onde se encontra o monumento edificado pelo Departamento de História do CCLA, prestamos homenagem aos heróis do movimento liberal, mortos no embate contra as forças do governo imperial, em 1842. Reuniram-se, nesse ato, diretores e conselheiros de nossa entidade, representante da Câmara Municipal de Campinas, vereador Luiz Carlos Rossini; do Rotary Clube de Campinas, Augusto Scorza (também membro do Conselho Fiscal do CCLA); da Academia de Artes, Ciências e Letras das Forças Armadas, Coronel (Eng- R1) Fábio Toledo Ferreira, a Profa. Maria Massae Hangai (ex-EsPCEx); o jornalista Gustavo O. C. Mazzola, da Academia Campinense de Letras; representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, Eros Vizel (Turismo), Sandra Peres (FICC) e Ricardo Pereira (COTAE); dos Patrulheiros de Campinas; e do 8º BPMI, Ten Cel Paulo e Cap Vasconcelos, bem como onze Alunos Oficiais PM. Relacionamos, pelo CCLA, além do presidente Alcides L. Acosta, os seguintes membros: Dr. Agostinho Tofoli Tavolaro, Dr. Duílio Battistoni Filho, Eng. Fernando de Pina Figueiredo; Sandra Palermo Funari (2a. secretária); Genaro Campoy Scriptore (Conselho Fiscal) e a secretária administrativa, Josiani Bertoli.
O orador oficial do ato cívico foi o dr. Giovanni Galvão, tendo o Adm. Genaro Campoy Scriptore, feito a chamada dos nomes dos soldados que participaram, como rebeldes, no histórico episódio. Os soldados da PM presentes, tendo o comando do Ten Cel Paulo, prestaram continência em memória dos mortos, emocionando aos presentes.
O teor dos discursos proferidos na ocasião estão publicados na epígrafe História, neste site, para conhecimento dos leitores.
