O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) e várias instituições de Campinas estão participando da 13ª Semana Nacional de Museus, entre 18 e 24 de maio. Serão dezenas de atividades como palestras, exposições e exibição de filmes, todas gratuitas. “Museus para uma sociedade sustentável” é o tema da edição deste ano da Semana, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Entre 18 e 22 de maio, a museóloga Mary Biason estará no Museu Carlos Gomes, do CCLA, à disposição para atendimento a pesquisadores e interessados na obra do maestro campineiro. O CCLA estará recebendo escolas para conhecer o seu acervo, que inclui ainda o Museu Campos Salles, homenagem ao presidente da República nascido em Campinas.
Em todo país, 1378 instituições culturais participarão da Semana Nacional de Museus, que se torna assim uma das mais abrangentes iniciativas no campo da cultura do país. O Dia Internacional dos Museus é celebrado todo ano a 18 de maio.
Museu Carlos Gomes – Em 1927, o CCLA recebeu o piano de Carlos Gomes, que recebeu do governo do Pará e também integra o acervo do Museu. Também estão no Museu Carlos Gomes as partituras originais de suas grandes obras, como “O Guarani”, “O Escravo” e “Maria Tudor”. O Museu foi oficializado em 1956, com apoio e grande participação do historiador José de Castro Mendes.
Museu Campos Salles – Entre os objetos que integram o acervo do Museu Campos Salles está o álbum de fotografias da Comissão de Limites entre o Brasil e a Bolívia, de 1901, com iniciais do presidente (“C.S”) na capa. Muitos outros itens históricos estão no acervo, sempre visitado por escolas, pesquisadores e cidadãos em geral. Um pedaço importante da memória política brasileira preservado pelo CCLA.