Abertas inscrições para o XII Concurso Estímulo

Estão abertas as inscrições para o XII Concurso Estímulo para Cantores Líricos, a se realizar nos dias 9, 10 e 11 de setembro, durante o Mês de Carlos Gomes. O objetivo do certame é estimular e revelar jovens talentos artísticos no campo da música lírica, com idades compreendidas entre 18 e 35 anos e, simultaneamente, contribuir para a divulgação das obras do Maestro Antônio Carlos Gomes. Promovem o evento, a Secretaria Municipal de Cultura – SECULT da Prefeitura Municipal de Campinas – PMC, com apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas – CCLA.
Os candidatos inscritos concorrerão nas seguintes categorias:
Melhor Voz Masculina; Melhor Voz Feminina; Melhor Intérprete de Ópera de Antônio Carlos Gomes e Melhor Intérprete de Canção de Câmera de Antônio Carlos Gomes.
Podem candidatar-se pessoas físicas, estudantes das escolas de música de todo o Brasil, bem como profissionais em início de carreira, de nacionalidade brasileira, cuja idade, em 01 de setembro de 2019, não seja inferior a 18 ou superior a 35 anos.As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no Portal Cultura, em http://www.portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais.
O período de inscrição vai de 16 de julho a 29 de agosto de 2019. Serão concedidos quatro prêmios, pela Secretaria de Cultura de Campinas, totalizando R$10.000,00 (dez mil reais), distribuídos da seguinte forma: Melhor Voz Masculina – três mil reais; Melhor Voz Feminina – três mil reais; Melhor Intérprete da Ópera de Antônio Carlos Gomes – dois mil reais; Melhor Intérprete de Canção de Câmera de Antônio Carlos Gomes – dois mil reais. Os valores dos respectivos prêmios estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos, conforme a legislação em vigor.
As inscrições se encerram às 23h59m do dia 29 de agosto de 2019.

O programa será aquele que o candidato encaminhar no ato da inscrição, observando que, em cada Prova, o concorrente deverá apresentar-se em, pelo menos, dois idiomas distintos. A Pré-Seleção será feita através da apreciação do material audiovisual do candidato, e deverá ser constituída de: uma Canção Erudita em língua portuguesa; uma Ária de Ópera ou Oratório, Modinha ou Canção de Câmera, na língua original utilizada pelo compositor, Maestro Antônio Carlos Gomes; uma Ária de Ópera de Antônio Carlos Gomes.
A Prova Eliminatória deverá ser constituída de: uma Ária de Ópera do Período Romântico; uma Canção de Câmera, Peça de Oratório ou Modinha de Antônio Carlos Gomes; uma Ária de Ópera de Antônio Carlos Gomes. A Final deverá ser constituída de: uma Canção de Antônio Carlos Gomes; uma Ária de Ópera, Peça de Oratório ou Canção de Câmera, em língua estrangeira, de livre escolha; uma Ária de Ópera de Antônio Carlos Gomes, de confronto, conforme segue:
Soprano Leve ou Ligeiro – (Recitativo) Ho fatto il mio dover… (Ária) – Fuoco di moschettier dall’alto del balcon (Genariello, da ópera Salvator Rosa);
Soprano Lírico – (Recitativo) Alla infelice suora sol era d’amor… (Ária) – Volate, volate, o libere aure dei cieli – (Isabella, da ópera Salvator Rosa);
Soprano Lírico Spinto ou Dramático – (Recitativo) Ahimè! Più intensamente io I’amo… (Ária) – Oh mie notti d’amor (Maria Tudor);
Mezzo Soprano ou Contralto – Ogni rumor di passi… (Giovanna, da ópera Maria Tudor);
Tenor Lírico – (Ária) – Intenditi con Dio… Ah, se tu sei fra gli angeli (Fosca);
Tenor Lírico Spinto ou Dramático – (Recitativo) … (Ária) Ah! Era il sorriso d’Eva (da ópera Condor);
Barítono – (Recitativo) No! No! Che dite?… (Ária) Povero nacqui (Masaniello – Salvator Rosa);
Baixo – Recitativo ed aria – Ah, tu, Fernando, que adotei por filho (Ária do Conde Orlando – A Noite do Castelo).