Concurso Estímulo é referência em valorização e revelação de cantores líricos

O canto lírico ainda é um estilo musical sem grande divulgação pela mídia e apoio pelos gestores públicos no Brasil. A população conhece geralmente os grandes nomes internacionais, como Maria Callas, entre as mulheres, e Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras, no universo masculino. Neste contexto, o Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos se tornou uma referência nacional em valorização e revelação de talentos em sua área. Fruto da parceria entre o Centro de Ciências, Letras e Artes e Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, o Concurso Estímulo assume uma relevância cada vez maior, sobretudo considerando que é realizado na cidade natal do maestro Antônio Carlos Gomes, ícone nacional de música clássica.

Realizado em 2014, o  VII Concurso Estimulo para Jovens Cantores Líricos confirmou a projeção nacional da iniciativa, que mobiliza um número cada vez maior de novos talentos e instituições musicais. O Concurso foi realizado em três etapas.

A primeira etapa correspondeu à pré-seleção, com uma audição dos CDs e DVDs entregues no ato da inscrição. Uma comissão artística ouviu todas as gravações remetidas, selecionando os melhores entre os candidatos, com base nos critérios: Timbre,  Técnica Vocal, Interpretação, Emissão, Qualidade Artística e Adequação Geral.

A segunda etapa correspondeu à prova eliminatória, realizada no Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), em Campinas. Os candidatos foram ouvidos pela comissão julgadora, que escolheu os finalistas da sétima edição do Concurso.

Foram estes os finalistas escolhidos no VII Concurso Estímulo: Denis Ribeiro de Carvalho, Ana Carolina Marchi, Sasha Ganade D´Acol, Luiza Nogueira Miana, Karen Stephanie Oliveira da Silva, Rafael Novello da Silva, Jorge Luiz Alves Trabanco Filho, Camilo Calandreli e Mariana Costa Souza.

Os escolhidos participaram, então, da terceira e última etapa, com a prova final também realizada no Auditório do CCLA. A ordem de apresentação foi escolhida pelo júri.

Comissão Julgadora da etapa final: Maestro Fernando Ortiz Devillatte, soprano Niza de Castro Tank e tenor Kohdo Tanaka

Comissão Julgadora da etapa final: Maestro Fernando Ortiz Devillatte, soprano Niza de Castro Tank e tenor Kohdo Tanaka

Os vencedores do VII Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos foram os seguintes: Melhor Voz Masculina – Jorge Luiz Trabanco Alves Filho – Tenor; Melhor Voz Feminina – Ana Carolina Marchi – Soprano; Melhor Intérprete de Carlos Gomes – Denis Ribeiro de Carvalho – Tenor; Melhor Intérprete de Canção de Câmara de C.Gomes – Camilo Calandreli – Baixo; Cantora Voz Revelação – Karen Stephanie Oliveira da Silva – Soprano.

Os premiados se apresentaram no evento de comemoração aos 113 anos do Centro de Ciências, Letras e Artes, no dia 31 de outubro. O evento foi aberto pelo presidente do CCLA, Marino Ziggiatti, e com o Hino Nacional. Em seguida a oradora da noite, Dra.Lenita Waldige Mendes Nogueira, curadora do Museu Carlos Gomes, discursou sobre o “CCLA – 113 anos a serviço da cultura”, uma narrativa da história da instituição.

A última parte da cerimônia foi reservada ao recital dos vencedores do “VII Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos”. Após o recital aconteceu a entrega dos prêmios aos vencedores no concurso de 2014 e a cerimônia foi encerrada com Coquetel de Confraternização.

Mais uma edição do VII Concurso Estímulo, mais uma janela aberta para novos talentos, a dignificar o canto lírico, a arte que demanda maior apoio de toda a sociedade brasileira.

GALERIA DE VENCEDORES DO VII CONCURSO ESTÍMULO

Melhor voz masculina

Jorge Luiz Trabanco Alves Filho – Tenor

Jorge Luiz Trabanco Alves Filho – Tenor

Melhor voz feminina

Ana Carolina Marchi – Soprano

Ana Carolina Marchi – Soprano

Melhor intérprete de Carlos Gomes

Denis Ribeiro de Carvalho – Tenor

Denis Ribeiro de Carvalho – Tenor

Melhor Intérprete de Canção

de Câmara de C.Gomes

Camilo Calandreli – Baixo

Camilo Calandreli – Baixo

Cantora voz revelação 

Karen Stephanie Oliveira da Silva – Soprano

Karen Stephanie Oliveira da Silva – Soprano

 



O CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes é uma entidade cultural particular e sem fins lucrativos fundada em 31 de outubro de 1901, na cidade de Campinas/SP, por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais que decidiram criar uma instituição em que se pudessem reunir para o estudo e a produção de atividades científicas e artísticas.