CCLA participa do Movimento Vida no centro de Campinas

O Centro de Ciências, Letras e Artes ( CCLA) é uma das organizações da sociedade civil integradas ao Movimento Vida no Centro de Campinas. O Movimento foi lançado no dia 23 de julho de 2014, quarta-feira, a partir das 19 horas (foto), na Associação Campineira de Imprensa (ACI). O Movimento objetiva reunir várias organizações para uma reflexão ampla e ações pela melhoria da qualidade de vida na região central da cidade, em diversas áreas: cultural, econômica, social, meio ambiente, mobilidade urbana etc.

ccla-noticias-movimento-vida

Foto: Martinho Caires

Participam do Movimento algumas das mais tradicionais organizações sociais locais, como a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Conseg-Centro, Associação de Educação do Homem do Amanhã (AEDHA-Guardinha), CCLA e ACI. São algumas das instituições que contribuíram, ao longo de sua história, para tornar Campinas uma referência nacional em vários campos. E todas elas já se envolveram em ações pela valorização do Centro da cidade.

Mas o Movimento também tem a participação de iniciativas contemporâneas, típicas da cultura colaborativa, da sociedade em rede, com novas formas de pensar a cidade. Casos da Girassonhos/DNA Social, Reconvivência, do Campinas que Queremos – Observatório Cidadão e coletivos de cultura Nina, Moinho, UniCult e Rede Usina Geradora.

O Movimento terá reflexões e ações norteadas por documentos e conceitos que expressam importantes avanços civilizatórios, como os das Cidades Educadoras, da Agenda 21, da Carta da Terra, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (Carta de Paris), dos conceitos de Cultura Viva e Economia Criativa.

Um Centro de Campinas cada vez mais ativo, que expresse a valorização da cultura e do patrimônio histórico, um espaço para atividades econômicas sempre mais dinâmicas e geradoras de riqueza e renda, um território de respeito integral à vida, aos recursos naturais e aos direitos básicos de cidadania. Este é um dos propósitos do Movimento Vida no Centro de Campinas, que espera receber apoios crescentes de organizações da sociedade civil e cidadãos.



O CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes é uma entidade cultural particular e sem fins lucrativos fundada em 31 de outubro de 1901, na cidade de Campinas/SP, por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais que decidiram criar uma instituição em que se pudessem reunir para o estudo e a produção de atividades científicas e artísticas.